Os proprietários, compradores, vendedores, promotores, intermediários e investidores necessitam de saber como serão aplicadas na prática as disposições da reforma, a qual, no seu artigo 296-1, criou um regime especial, com uma taxa de 10% como pagamento único e definitivo sobre as mais-valias geradas pela alienação de imóveis pertencentes a particulares
SANTO DOMINGO– O processo de regulamentação da Lei 30-26, que introduziu, entre outras medidas, um novo regime para as mais-valias provenientes da venda de imóveis por particulares, mantém-se aberto a consulta pública até 11 de novembro de 2026, no portal oficial de consulta pública da Assessoria Jurídica do Poder Executivo.
A agência publicou no seu site, no dia 7 de setembro, a minuta do regulamento para a aplicação da Lei 30-26, sobre medidas para promover o crescimento económico, a simplificação fiscal e a mitigação da crise internacional, e dispõe de uma secção para o envio de comentários ou observações através deste canal.
A medida é de particular interesse para o mercado imobiliário, uma vez que a Lei 30-26 estabeleceu um imposto de 10%, pago numa única e definitiva prestação, sobre as mais-valias obtidas pelas pessoas singulares com a venda de imóveis.
Posteriormente, a Direção-Geral dos Impostos Internos confirmou que a aplicação do imposto exige uma norma geral que estabeleça o procedimento de liquidação.
Como podem ser submetidas as observações?
O regulamento geral para consultas públicas estabelece que os cidadãos, empresas e organizações afetadas ou potencialmente afetadas pela proposta, bem como o público em geral, mesmo que não diretamente afetado, podem participar, sendo que a participação não exige o envio de comunicação por correio eletrónico.
A própria página de consulta oferece a possibilidade de descarregar o projeto em formato PDF e uma secção denominada " Enviar Comentários", através da qual os interessados podem enviar os seus comentários diretamente para a Consultoria Jurídica.
O formulário solicita:
- Nome completo
- Observações ou sugestões sobre o projeto.
Após o preenchimento da informação, o utilizador deverá submeter o formulário através da mesma plataforma. O Departamento Jurídico informa que os pareceres recebidos serão compilados durante o processo de revisão do projeto, cujo prazo final é 11 de novembro de 2026, ou seja, em 34 dias.
O Departamento Jurídico adverte expressamente que o documento submetido a consulta é um projeto de regulamento oficial, mas não deixa de ser um texto técnico preliminar; portanto, não é ainda um regulamento, mas sim uma minuta, e não é válido até à publicação do decreto.
Os comentários recebidos fazem parte do processo de revisão antes da aprovação final, o que significa que o texto atualmente em consulta pode sofrer modificações antes de se tornar a norma definitiva.
Uma alteração de 10% no tratamento dos ganhos imobiliários
A Lei 30-26 estabeleceu o imposto de 10% sobre as mais-valias imobiliárias das pessoas singulares, mas deixou aspetos da sua aplicação que requerem desenvolvimento regulamentar.
Em Agosto, a própria DGII respondeu a uma consulta sobre a nova taxa, afirmando que o procedimento para o acerto do imposto seria estabelecido através de uma regra geral que estava em curso nessa altura.
De acordo com uma análise da empresa Guzmán Ariza, antes da Lei 30-26, os ganhos de capital estavam sujeitos ao regime geral do Código Fiscal, em particular ao artigo 289.º, que estabelece as regras para a determinação do ganho, enquanto a tributação das pessoas singulares estava integrada no regime do Imposto sobre o Rendimento.
O que a Lei 30-26 faz é criar um regime especial através do artigo 296º-1, com uma taxa de 10% como pagamento único e definitivo sobre as mais-valias geradas pela venda de imóveis pertencentes a particulares.
O processo de consulta sobre a regulamentação assume, portanto, especial importância para os proprietários, compradores, vendedores, promotores, intermediários e investidores que necessitam de saber como as disposições da reforma serão aplicadas na prática.
As normas submetidas a consulta não devem ser confundidas com a lei ou com as disposições fiscais existentes. O seu objetivo é desenvolver as medidas que exigem regulamentação para a sua implementação.
A consulta pública manter-se-á aberta até 11 de novembro de 2026. Os comentários podem ser enviados através do formulário disponível no site oficial da Assessoria Jurídica do Poder Executivo, no seguinte link:
Leituras recomendadas:
- Três prazos para um projeto: a reforma que procura reduzir a duração dos projetos de Parcerias Público-Privadas de anos para meses
- Infraestruturas no Orçamento de 2027: mais verbas para estradas e projetos em áreas de desenvolvimento turístico, estradas rurais e pontes
- A Cidade Colonial entraria em 2027 com um empréstimo de 130 milhões de dólares do BID incluído no Orçamento, sem concluir o empréstimo de 90 milhões de dólares atualmente em curso


